Você está aqui Mundo Educação Química Combustíveis

Combustíveis

Os combustíveis são substâncias que, ao reagirem com o oxigênio, sofrem uma reação química exotérmica.

Combustíveis
A reação química de combustão necessita de um reagente para acontecer

Os combustíveis são todas as substâncias químicas que, ao reagirem com o oxigênio (O2), sofrem um fenômeno químico denominado de combustão, liberando certa quantidade de energia na forma de calor. Veja um exemplo de representação química da queima de um combustível:

X + O2 → CO2 + H2O

Toda queima de um combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), mas os produtos originados sempre variam de acordo com o combustível utilizado. Veja alguns exemplos:

a) Origem dos combustíveis

Os combustíveis, de uma forma geral, podem ter diversas origens, como:

b) Classificação e tipos de combustíveis

1o) Renovável ou não fóssil: Trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. Alguns exemplos são:

A plantação de cana-de-açúcar é um recurso renovável
A plantação de cana-de-açúcar é um recurso renovável

2o) Não renovável ou Fóssil: Trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. Alguns exemplos são:

c) Estados físicos dos combustíveis

1o) Sólido: Combustível que é utilizado, por exemplo, em motores de combustão externa, na forma de um pó bastante fino. Alguns exemplos de combustíveis sólidos são a madeira e o carvão;

2o) Líquidos: Combustíveis ideais, por exemplo, para o uso em motores de combustão interna. Boa parte dos combustíveis nesse estado físico é obtida a partir da destilação do petróleo. Alguns exemplos são:

3o) Gasosos: São combustíveis utilizados em câmaras internas, por exemplo. Geralmente são misturas de duas ou mais substâncias gasosas. Alguns exemplos são:

Os textos dispostos mais abaixo abrangem todo o universo ligado aos combustíveis. Não deixe de conferir!

Artigos de "Combustíveis"