Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Separação de misturas Destilação fracionada: método usado para obter cafeína

Destilação fracionada: método usado para obter cafeína

A destilação fracionada é um método de separação de misturas, especialmente misturas homogêneas compostas por dois líquidos com pontos de ebulição diferentes.

Destilação fracionada: método usado para obter cafeína
Como obter cafeína a partir de chá verde

A destilação é um método usado para separar misturas homogêneas (compostas de uma única fase). Existem dois tipos de destilação, a simples e a fracionada, mas vamos abordar neste contexto a Destilação fracionada, que é empregada na separação de misturas homogêneas compostas por dois líquidos com diferentes pontos de ebulição.

Dentre os processos usados para se obter cafeína está a Destilação, acompanhe abaixo como ela é aplicada neste caso:

Como obter cafeína a partir de folhas de chá verde? É possível separar esse ingrediente através da destilação, veja como:

1. Coloque as folhas em banho-maria e aqueça, nesta etapa você vai obter cafeína solubilizada em água;

2. Filtre a solução para retirar as folhas;

3. Adicione clorofórmio à solução aquosa (resfriada à temperatura ambiente);

4. Leve a mistura ao balão de destilação e deixe secar;

5. Retire o material sólido que se depositou no fundo do balão, que é a cafeína em sua forma pura.

A etapa 4 compreende a destilação fracionada e funciona assim:

Durante o aquecimento dos dois líquidos (solução de cafeína e clorofórmio), foi possível separá-los porque os mesmos possuem pontos de ebulição (P.E.) diferentes. A destilação fracionada permite que o líquido que possui menor ponto de ebulição seja separado primeiro e em seguida o que possui maior ponto de ebulição. É recomendável se conhecer previamente os P.E. de ambas as soluções, para que se identifique durante o processo qual está sendo destilada primeiro.

No experimento apresentado, o clorofórmio, que possui ponto de ebulição menor, se volatizou e foi eliminado do balão em poucos minutos, agora a solução contendo cafeína foi se evaporando até chegar ao sólido que corresponde à cafeína em seu estado puro.

Veja mais!

Separação de misturas homogêneas

Assuntos Relacionados