Você está aqui Mundo Educação Química Química Ambiental Detergente biodegradável

Detergente biodegradável

Detergente biodegradável
Detergente biodegradável? A estrutura química determina.

Como saber se o detergente usado em sua casa é ou não biodegradável?

Tudo pode ser explicado pela estrutura química da cadeia.

Os detergentes em geral são feitos a partir da mistura de alquil-benzeno-sulfonatos. A diferença nos biodegradáveis começa na cadeia carbônica que os constitui.



Repare que a cadeia não possui nenhuma ramificação, é classificada como linear.

Um detergente é considerado não biodegradável se em sua cadeia de hidrocarbonetos houver ramificações. Como vemos, a estrutura acima está isenta de ramificação, a parte à esquerda da molécula é considerada linear. Mas veja abaixo:



A estrutura dos detergentes não biodegradáveis possui ramificações na cadeia carbônica, observe à esquerda da molécula. A maioria destes detergentes vai parar em rios através da rede de esgoto, eles são responsáveis pela poluição conhecida como cisnes-de-detergentes: espumas esbranquiçadas e densas que impedem a entrada de gás oxigênio na água, o que afeta as formas aeróbicas aquáticas.

Por que as ramificações da cadeia carbônica tornam o detergente não biodegradável?

Os micro-organismos existentes na água produzem enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeias lineares presentes nos detergentes biodegradáveis. Mas essas mesmas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes não biodegradáveis, por esse motivo eles permanecem na água sem sofrer decomposição.

Quando for fazer compras, opte por levar o produto com o selinho de biodegradável. Quem se preocupa com o Meio ambiente fará com certeza esta opção.

Veja mais!

Ação detergente e polaridade – como o detergente age na hora de limpar?

Sabão X detergente – o que os diferencia um do outro?