Ebulioscopia
Água em ebulição

A Ebulioscopia é uma das propriedades coligativas, ela surgiu através da análise de soluções misturadas a líquidos puros. Quando analisamos um líquido em estado puro e uma solução desse mesmo líquido, percebemos mudanças no comportamento do líquido em razão da presença do soluto, ou seja, houve alterações nas propriedades coligativas desse líquido.
Considere estes dois conceitos:

1. O solvente apresenta características que podem modificar o comportamento de um líquido, neste caso ele é responsável pela elevação do ponto de ebulição deste líquido.

2. Sabemos que fenômeno da ebulição ocorre quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, o ponto de ebulição da água é de 100,0°C.

Mas como isso ocorre na prática? Para melhor entender usemos de um exemplo bem simples, quando misturamos sal à água aumentamos seu ponto de ebulição, sendo assim, ela vai demorar mais a levantar fervura. Isto porque quando um soluto não volátil é dissolvido em água, observa-se que a temperatura de ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição da água pura. Este fenômeno é denominado efeito ebulioscópico.

A fórmula usada para o cálculo da Ebulioscopia é:

Δte = Te2 - Te, onde:

Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários