Flúor
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
O flúor é um mineral natural encontrado em muitos solos, é largamente distribuído pela natureza.

Veja a lista de alguns alimentos que contêm flúor:

• Os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada;
• Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor;
• Frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor;
• Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta o conteúdo de flúor.

O flúor é considerado essencial devido ao seu efeito benéfico no esmalte dental, por isso algumas empresas de serviço público adicionam flúor à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Mas como o flúor ajuda a prevenir cáries?

O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes que ainda não nasceram (crianças) e nos que já se formaram. O flúor possui estas propriedades porque trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em nossa boca.

Processo de formação da cárie dentária:

- O esmalte dos dentes é sólido, consiste de vários filamentos juntos feitos de minerais;

- Quando comemos, as bactérias presentes na saliva formam ácidos no exterior do dente que entram nos filamentos do esmalte causando a desmineralização dental;

- Esse processo de desmineralização pode produzir um ponto fraco na superfície do dente;

- Se não houver tratamento pode surgir cárie no esmalte, criando uma cavidade;

- O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária abrandando a quebra do esmalte e acelerando o processo natural de remineralização.

É válido lembrar que o consumo excessivo não traz mais benefícios dentários, pelo contrário, o flúor em excesso causa manchas no esmalte dos dentes e osteoporose. Então como saber se está recebendo quantidade suficiente de flúor?

Se a água que você bebe contiver flúor, somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para que adultos e crianças tenham dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries. Se a água de sua comunidade não for fluoretada, então seu dentista ou pediatra deve receitar suplementos de flúor para serem ingeridos diariamente.

Assuntos Relacionados