Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Forças intermoleculares e estado físico da matéria

Forças intermoleculares e estado físico da matéria

Também conhecida como Força de Van der Waals, a força intermolecular recebeu esta denominação em homenagem ao físico que a propôs: Johanes Van der Waals (1837-1923).

As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias.

Os compostos moleculares se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Essa ocorrência é explicada pela diferença na interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. Mas em relação à mudança de estado físico, como as forças intermoleculares influem nesse processo?

A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas. As forças intermoleculares são rompidas durante este processo em razão do afastamento das moléculas.

Regra geral: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.).

Um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, ou seja, suas moléculas podem se afastar levando-o ao estado gasoso.

Assuntos Relacionados