Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Fósforo no palito ou na caixinha?

Fósforo no palito ou na caixinha?

Fósforo no palito ou na caixinha?
Palitos contêm fósforo?

Observando os palitos acima você diria que os mesmos possuem fósforo? Obviamente que sim, até porque são denominados de “palitos de fósforo”. Bem, pelo menos é nisso que a maioria das pessoas acredita. Mas não é bem assim. A dúvida de se o fósforo está no palito ou na caixinha é esclarecida a partir do momento em que estudamos detalhadamente os componentes das caixas de fósforo.

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

O ato de atritar o palito contra a caixa é que dá início ao processo; ele funciona como um agente de ignição. O fósforo, quando aceso, faz com que o agente oxidante inicie a queima de enxofre. É ela que faz com que a madeira do palito queime.

O curioso é que os palitos de fósforo produzidos antigamente podiam ser acesos bastando riscar o fósforo em qualquer superfície áspera. Mas, por medida de segurança, os palitos fabricados hoje só acendem se forem riscados contra a parte áspera da caixa.

Portanto, o elemento fósforo (P) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Assuntos Relacionados

Comentários