Gás Metano
O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.

O composto orgânico Metano é o primeiro membro da série dos alcanos, ele pode dar origem a derivados, o gás metano é um deles.

Um gás que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta (1745-1827), ele o nomeou de “gás dos pântanos”. Esse mesmo gás mais tarde passou a se chamar gás metano, e é como o conhecemos até hoje.

Essa fermentação anaeróbica se dá pela ausência de oxigênio, é a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos que também geram o metano. A extração do metano pode ser realizada a partir do gás natural, do petróleo, do xisto betuminoso ou da hulha.

A presença do gás metano na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa.

O metano e outros gases podem ser produzidos quando o esterco animal é manuseado em condições anaeróbicas (sem oxigênio). Existem estudos realizados com o intuito de substituir o petróleo por esse gás, mas é preciso considerar que ele também polui o meio ambiente.

Química Orgânica - Química - Mundo Educação

Assuntos Relacionados

Comentários