Você está aqui Mundo Educação Química Gases

Gases

Nesta seção, você encontrará textos que explicam a história do estudo dos gases, o que é o gás ideal, as variáveis de estado dos gases e todas as grandezas relacionadas.

Gases
Balão sendo cheio com gás hélio

Apesar de não os vermos na maioria das vezes, os gases são substâncias que estão presentes constantemente em nosso cotidiano e fazem parte de processos importantíssimos para a manutenção da vida em nosso planeta.

O ar que respiramos é a mistura gasosa mais importante que existe (composta principalmente do gás nitrogênio (N2) e do gás oxigênio (O2)). O gás carbônico (CO2) é um gás que faz parte da reação de fotossíntese realizada pelas plantas. O gás metano (CH4) é um importante combustível (gás natural). O gás nitrogênio é usado na produção de compostos nitrogenados que são usados como fertilizantes. O gás oxigênio, além de ser vital para nossa respiração, é também o que alimenta todas as combustões. O ozônio (O3) protege-nos de radiações ultravioletas e contribui para o controle da temperatura da Terra.

Esses e muitos outros exemplos mostram a grande importância dos gases. Mas como podemos ver somente os efeitos que os gases realizam, foram criadas teorias e modelos, como o modelo do gás ideal, para explicar o comportamento de suas partículas.  

Por isso, foi separada esta seção em nosso site para explanar especificamente sobre os vários aspectos que envolvem o estudo dos gases. Sinta-se à vontade para ler os artigos desta seção e conhecer melhor esse mundo invisível.

Artigos de "Gases"