Lactoferrina
O que garante a imunidade de bebês?

A lactoferrina se faz presente em grandes quantidades no leite materno, mais precisamente no colostro (primeiro leite que a mãe produz após dar à luz). A lactoferrina assume o papel de antibiótico natural, o que parece bem propício ao recém-nascido, uma vez que o mesmo está suscetível a infecções nos primeiros meses de vida.

À medida que o tempo passa, a quantidade de lactoferrina presente no leite materno, que era inicialmente de 15 g por litro de leite, diminui. Agora vamos entender um pouco sobre a química dessa substância:


Fórmula estrutural da lactoferrina

A lactoferrina tem a capacidade de reter átomos de ferro impedindo que eles sejam roubados por bactérias. Estas, por sua vez, só se desenvolvem na presença de ferro.

Um adulto possui concentrações de lactoferrina no organismo, cuja função é o transporte de ferro evitando que este gere radicais livres.

Diante deste exposto, é preciso considerar a possibilidade da adição dessa substância a outras formulações alimentares, como por exemplo, ao leite de vaca. Assim os adultos também teriam uma fonte a mais de proteção.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Assuntos Relacionados