Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Ligações de Hidrogênio

Ligações de Hidrogênio

Ligações de Hidrogênio
As Ligações de Hidrogênio são responsáveis pela tensão superficial da água

As forças intermoleculares, como o próprio nome diz, são as forças que mantêm as moléculas de uma substância unidas.

Estas forças são chamadas também de forças de Van der Waals em homenagem ao físico holandês Johannes Van der Waals (1837-1923), que pesquisou e propôs a existência destas forças.

Entre estas forças, as que têm intensidades mais elevadas são as Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).

Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas.

As ligações de hidrogênio existem entre as moléculas de água. Observe a figura abaixo:

As forças intermoleculares, como o próprio nome diz, são as forças que mantêm as moléculas de uma substância unidas.  Estas forças são chamadas também de forças de Van der Waals em homenagem ao físico holandês Johannes Van der Waals (1837-1923), que pesquisou e propôs a existência destas forças.  Entre estas forças, as que têm intensidades mais elevadas são as Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”). Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas.  As ligações de hidrogênio existem entre as moléculas de água. Observe a figura abaixo:   Ligações de hidrogênio entre as moléculas de água Título da imagem: Ligações de hidrogênio na água Pode-se observar que o hidrogênio (carga positiva) atrai o oxigênio (carga negativa) das moléculas de água vizinhas. Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água. Este tipo de força intermolecular é responsável por alguns fenômenos interessantes como a tensão superficial da água, que permite que alguns insetos andem sobre ela. As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície. Isto causa a chamada tensão superficial, que é como uma fina camada ou película que envolve o líquido. Esta propriedade é muito importante, pois é a tensão superficial que controla certos fenômenos de superfície, sustentando a vida de comunidades de micro-organismos.

Ligações de hidrogênio entre as moléculas de água

Pode-se observar que o hidrogênio (carga positiva) atrai o oxigênio (carga negativa) das moléculas de água vizinhas. Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água.

Este tipo de força intermolecular é responsável por alguns fenômenos interessantes como a tensão superficial da água, que permite que alguns insetos andem sobre ela.

As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície. Isto causa a chamada tensão superficial, que é como uma fina camada ou película que envolve o líquido.

Esta propriedade é muito importante, pois é a tensão superficial que controla certos fenômenos de superfície, sustentando a vida de comunidades de micro-organismos.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados