Magnésio
Oleaginosas: fonte rica em magnésio.
O Magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, deve ser incluído na dieta de pessoas que desejam evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos e aumentar a densidade óssea. O corpo de um adulto apresenta, aproximadamente, 25 gramas desse micronutriente que participa de centenas de reações metabólicas.

O magnésio é considerado um mineral e está envolvido em funções como produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.

A deficiência de magnésio é rara, já que o mineral é abundante no organismo, no entanto vale ficar atento a doenças que aumentam o risco de deficiência de magnésio, como doença de Crohn, síndrome da má absorção, doença celíaca, doenças renais e alcoolismo crônico.

Boas opções para uma dieta rica em magnésio são as verduras e legumes verdes, cereais integrais e oleaginosas, alimentos de origem vegetal e animal. Carnes e leite apresentam uma quantidade intermediária.

Assuntos Relacionados