Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Método científico

Método científico

Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.

Método científico
Como a ciência é comprovada?

Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. Se a hipótese for aprovada pela comissão julgadora (formada por cientistas) ela se transforma em lei, como ocorreu com a lei de Lavoisier.

O cientista Lavoisier observou que a massa de um determinado sistema antes e depois da reação era a mesma, mas para que sua observação tivesse crédito ele precisaria provar. Então Lavoisier partiu para os experimentos, ele mediu cuidadosamente as massas dos reagentes e produtos.

Reagentes: soluções de cloreto de sódio e nitrato de prata.
Produtos: precipitado de cloreto de prata e solução aquosa de nitrato de sódio.

Usando as mesmas substâncias, Lavoisier repetiu o experimento várias vezes, tudo para garantir que sua proposta era verídica. O resultado foi aprovado e se transformou em uma das leis mais famosas da história da ciência: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".

Também conhecida como Lei da Conservação da Massa, a lei deixa claro que em uma reação química não ocorre alteração na massa do sistema.

Soma das massas dos REAGENTES = Soma das massas dos PRODUTOS.

Veja mais!
Análise química – saiba sobre o conjunto de técnicas de laboratório.

Assuntos Relacionados