Os sais
Utilizamos o sal para salgar alimentos.

Os sais são compostos iônicos e por isso tem sabor salgado e são sólidos. Os sais podem ser encontrados em diversas cores, não só na cor branca como o mais conhecido: o sal de cozinha (NaCl). Exemplos: Dicromato de potássio (K2Cr2O7) - coloração vermelha. Sulfato de cobre (CuSO4) - coloração azul.

Os sais podem ser obtidos por via laboratorial, através da reação de uma base forte como o hidróxido de sódio (NaOH), com um ácido forte como ácido clorídrico (HCl), um neutralizando a força do outro. Daí o nome: reação de neutralização, que além de formar o sal, gera a água.

HCl + NaOHNaCl + H2O

Os sais podem ser definidos como compostos que contêm pelo menos um cátion da base e um ânion de um ácido. Essa definição pode ser verificada na reação acima onde, o cátion Na+ da base reagiu com o ânion Cl - do ácido para formar o sal cloreto de sódio (NaCl).

O exemplo mais conhecido dessa reação é o sal de cozinha (NaCl), constituído pela reação entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio (NaOH), que não é feita em laboratório. Esse sal é obtido nas salinas e vem da natureza, ou seja, é natural.

Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados