Polímeros

Os polímeros são moléculas muito grandes formadas pela polimerização de monômeros. Existem os polímeros naturais e os sintéticos.

Polímeros
Os plásticos, como a garrafa PET, são exemplos de polímeros sintéticos muito usados em nosso cotidiano

Os polímeros são macromoléculas (moléculas muito grandes) formadas pela união de várias moléculas pequenas, chamadas de monômeros, e o processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização. Tanto que o próprio nome “polímeros” significa “muitas partes” (do grego poli, “muitas”; meros, “partes”).

O ser humano convive com os polímeros desde sempre, afinal de contas, existem os polímeros naturais que estão presentes na natureza e no nosso próprio organismo, como as proteínas, o DNA e os polissacarídeos.

Mas, ao longo do tempo os cientistas começaram a desenvolver polímeros sintéticos, sendo que o primeiro com aplicações práticas foi o celuloide desenvolvido em 1864. Hoje, os polímeros estão tão difundidos, possuindo uma ampla diversidade de propriedades e aplicações, que é praticamente impossível passar um dia sequer sem entrar em contato com algum deles. Para se ter uma ideia, veja alguns exemplos de polímeros sintéticos que usamos no cotidiano:

* Garrafas de refrigerante e água: PET (polietilenotereftalato);

* Borracha de pneus de automóveis: neopreno;

* Panelas antiaderentes: teflon (politetrafluoretileno – PTFE);

* Canos de esgoto e água: PVC (policloreto de vinila);

* Colete à prova de balas: Kevlar;

* Embalagens de isopor: PS (poliestireno);

* Cabos de panela, bolas de bilhar e telefones: Baquelite.

Esses são apenas alguns exemplos de como realmente podemos dizer que vivemos na “Era dos plásticos”. Mas com isso vem um lado negativo também: o crescente uso de plásticos e o fato de eles não serem biodegradáveis tem aumentado o problema de descarte do lixo, que hoje é bem grave. A reciclagem e o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis são possíveis soluções para redução do volume do lixo.

Veja sobre todos esses aspectos relacionados aos polímeros nos textos abaixo.

Artigos de "Polímeros"