Você está aqui Mundo Educação Química Química Ambiental Poluição térmica

Poluição térmica

Poluição térmica
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?

Poluição térmica é oriunda do aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

Sabe-se que os peixes necessitam de oxigênio (O2) dissolvido na água para sobreviverem. A quantidade de O2 é afetada pela água aquecida, uma vez que, a solubilidade de um gás em um líquido diminui à medida que a temperatura aumenta. Portanto, uma água fora dos padrões naturais de temperatura é considerada poluída, imprópria a toda espécie de vida.

Peixes mortos são frequentemente encontrados nas encostas de rios poluídos termicamente. O que fazer diante deste desastre ecológico? A solução para o problema seria mudar os procedimentos usados pela Indústria. Uma alternativa, seria armazenar a água aquecida eliminada durante o processo até que a mesma estivesse em temperaturas inferiores, para só então, lançá-la nos rios.

Outro agravante do problema é a junção da água poluída por resíduos químicos com a água quente, aí teremos tanto a poluição aquática como a térmica. Com certeza não haverá vida neste meio, e é assim que a cada dia nossos rios vêm sendo progressivamente agredidos pelo homem.

Assuntos Relacionados

Comentários