Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?

Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?

Por que não se pode colocar utensílios de metal no micro-ondas?
O micro-ondas pode pegar fogo e causar um incêndio se for colocado dentro dele papel alumínio ou utensílios de metal

Com certeza você já deve ter ouvido falar que não se pode colocar utensílios de alumínio ou de outros metais no forno micro-ondas, não é mesmo? E isso é realmente verdade. Nunca faça isso, pois poderá incendiar sua casa inteira!

Mas antes de entendermos por que isso acontece, vejamos primeiro qual é o princípio de funcionamento desse aparelho.

O forno micro-ondas contém um magnétron, isto é, um tubo onde os elétrons são afetados por campos magnéticos e elétricos de maneira a produzir radiações na forma de micro-ondas, que são ondas eletromagnéticas que têm comprimentos de onda entre 3 . 105 nm até 3 . 108 nm e frequência de 2450 MHz ou 2,45 GHz.

Essas ondas eletromagnéticas interagem com as moléculas de água presentes no alimento, que são moléculas polares, ou seja, apresentam um dipolo elétrico, um polo positivo e outro negativo, e essas moléculas são organizadas (em razão disso, o aquecimento por micro-ondas é também chamado de aquecimento dielétrico). Com o aumento da agitação dessas moléculas de água e também de outras moléculas dos alimentos que têm dipolos permanentes ou induzidos, há a absorção de energia. Porém, quando a radiação cessa, a energia absorvida é emitida na forma de calor, que aquece o alimento.

Assim, quando vamos usar o micro-ondas, temos que colocar o alimento em utensílios que são feitos de materiais transparentes a esse tipo de radiação eletromagnética. Alguns bons exemplos são: vidro, cerâmica, papel e os plásticos. Esses materiais deixam as ondas passarem e aquecerem o alimento.

Apesar disso, eles também ficam quentes, não pela radiação, mas em razão de seu contato com o alimento que lhe transfere calor por condução. Por isso, deve-se lembrar de usar luva térmica para tirar esses vasilhames de dentro do micro-ondas.

Os metais, porém, além de não serem transparentes às micro-ondas, também são ótimos condutores. Lembrando também que as paredes dentro desse aparelho são revestidas de metal. Desse modo, se você resolver colocar uma panela pesada de algum metal dentro do micro-ondas, o metal irá refletir as ondas eletromagnéticas, impedindo que o alimento aqueça e que o aparelho funcione direito.

Mas o verdadeiro perigo mora em peças menores feitas de metais, como os talheres, assadeiras, utensílios que podem ter cabos metálicos e parafusos de metal, e até mesmo recipientes que possuem alguns detalhes em metal, como uma decoração dourada ou prateada.

Esses materiais não podem ir ao forno porque os campos elétricos e magnéticos do micro-ondas podem criar corrente elétrica nesses materiais condutores. Quando são pedaços grandes, como as paredes do forno, eles geralmente suportam essa corrente elétrica. Mas no caso de pedaços finos, como o papel alumínio, eles podem ficar sobrecarregados, sofrer superaquecimento e causar faíscas que podem levar a um incêndio.


Forno de micro-ondas danificado por uso de utensílio metálico

Para se ter uma ideia, a imagem abaixo mostra como ficou um CD colocado no micro-ondas. Ele possui alumínio em sua composição, que entra em autoignição quando absorve uma quantidade significativa de micro-ondas. Isso é algo que acontece com todos os metais.

É importante salientar que você não deve tentar fazer isso em casa, ­pois além de danificar o aparelho, podem ocorrer acidentes graves.


CD colocado dentro de forno micro-ondas

Assuntos Relacionados