Whatsapp icon Whatsapp

Principais bases

As bases são substâncias muito usadas em laboratório e estão presentes em vários produtos usados diariamente
As bases são substâncias muito usadas em laboratório e estão presentes em vários produtos usados diariamente

As bases, segundo o conceito de Arrhenius, são aquelas substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação, liberando como único ânion a hidroxila (OH-).

No nosso cotidiano, existem várias bases com importantes aplicações. A seguir veremos as principais delas:

  • Hidróxido de sódio (NaOH):

Essa base é conhecida comercialmente como soda cáustica, pois pode corroer e destruir os tecidos vivos, causando queimaduras graves na pele. Por isso, é muito utilizada em limpezas pesadas e em produtos para desentupir pias e ralos, mas seu uso deve ser feito com luvas apropriadas.

É sólida à temperatura ambiente, branca, cristalina, de ponto de fusão 318 ºC, bastante solúvel em água e é uma substância deliquescente, o que significa que ela é higroscópica, pois absorve água do meio ambiente e com o tempo pode se tornar um líquido incolor.

Ela reage lentamente com o vidro, sendo guardada em frascos de plástico. Sua principal aplicação é na produção de sabões – conseguida a partir de sua reação com gorduras e óleos, como o sebo animal.

O hidróxido de sódio também é usado pela indústria petroquímica em uma das etapas da fabricação de papel, celulose, tecidos, corantes e produtos de uso doméstico.

Sua fonte de obtenção é a reação de eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), conforme mostrado na reação a seguir:

2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2

Hidróxido de sódio ou soda cáustica

  • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2):

Sólido branco, pouco solúvel em água, também chamado de cal hidratada, cal extinta ou cal apagada, porque sua preparação se dá pela hidratação do óxido de cálcio (CaO), que é conhecido como cal virgem ou cal viva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando essa substância é misturada com água, ela é chamada de leite de cal ou água de cal.

A cal é aplicada principalmente em construções, na preparação de argamassa para assentar tijolos, para recobrir paredes e na pintura de paredes (caiação). Outros usos são em inseticidas, fungicidas e no tratamento de águas e esgotos.

Hidróxido de cálcio ou cal hidratada

  • Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2):

O hidróxido de magnésio também é um sólido branco, pouco solúvel em água. A sua principal aplicação se dá na forma de leite de magnésia, que é usado como laxante e antiácido e é conseguido misturando-se o hidróxido de cálcio em água numa proporção de 7% em massa.

Quando disperso em água, o hidróxido de magnésio dá origem ao leite de magnésia

  • Hidróxido de amônio (NH4OH):

É obtido ao se borbulhar amônia (NH3) em água, conforme a reação abaixo:

NH3 + H2O ↔ NH4+ (aq) + OH- (aq)

Assim, não existe uma substância hidróxido de amônio, mas sim soluções aquosas de amônia interagindo com a água, originando os íons amônio (NH4+ ) e hidróxido (OH-).

O hidróxido de amônio é conhecido comercialmente por amoníaco, sendo muito utilizado na produção de ácido nítrico para a produção de fertilizantes e explosivos.

Ele também é usado em limpeza doméstica, na produção de compostos orgânicos e como gás de refrigeração.

Muitos fertilizantes são produzidos a partir da amônia

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Cloreto de sódio (sal de cozinha)
Saiba mais sobre as propriedades do cloreto de sódio, nosso conhecido sal de cozinha. Saiba como é o processo de extração do sal marinho e quais suas aplicações.
Cobre (Cu)
Conheça o elemento metálico cobre e suas propriedades. Entenda a sua importância na indústria de eletrônica e elétrica. Saiba como foi descoberto e suas fontes.
Obtenção do Alumínio
Conheça o processo que permite obter o metal puro.
Reação de Neutralização Parcial
Aumente seus conhecimentos sobre reações inorgânicas lendo esse texto sobre reação de neutralização parcial entre ácidos e bases.
Reações de Análise ou Decomposição
A reação que faz os airbags inflarem, que produz o bio-óleo como alternativa de combustível e muitas outras são de análise ou decomposição. Veja mais exemplos aqui.
Óxidos
Aprenda mais sobre os óxidos, suas classificações, nomenclatura, aplicações e curiosidades. Confira também exercícios comentados sobre o tema.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.