Você está aqui Mundo Educação Química Química nuclear

Química nuclear

A Química nuclear estuda a transformação de um elemento em outro por meio da emissão de energia na forma de radiação.

Química nuclear
O estudo da Química Nuclear permitiu o uso da radiação na medicina

A Química Nuclear estuda meios de utilização de todos os materiais que sofrem o fenômeno denominado de decaimento radioativo. Nesse processo, os isótopos de elementos químicos sofrem transformações e formam novos elementos ao liberar espontaneamente energia na forma de radiação.

Um dos focos de estudo da Química Nuclear volta-se para o elemento urânio, o principal combustível nuclear (utilizado em usinas nucleares, por exemplo). Os estudos sobre esse elemento são necessários para possibilitar o seu uso de uma forma cada vez mais segura.

A Química nuclear está intimamente relacionada com a radioatividade, o fenômeno no qual o núcleo instável de um átomo emite partículas e ondas com o intuito de atingir a estabilidade. Quando o núcleo emite essas partículas (alfa e beta) e ondas (radiação gama), sempre acaba se transformando em um novo elemento. Como ocorre transformação de um material (elemento químico) em outro, esse é um objeto de estudo da Química. Esses fenômenos são estudados por meio das leis da radioatividade (Primeira e Segunda leis de Soddy).

As emissões das radiações alfa, beta e gama pelos átomos ocorrem em decorrência do decaimento radioativo dos átomos. Esse decaimento acontece de forma natural, já que a emissão (emissão radioativa natural) ocorre em virtude da instabilidade do núcleo atômico.

Muitas vezes, pode-se criar um novo elemento de forma artificial por meio das radiações alfa e beta ou, até mesmo, por partículas não radioativas (prótons, nêutrons e pósitrons), o que é chamado de radioatividade artificial ou transmutação artificial. A transmutação pode ser realizada, por exemplo, por intermédio de um equipamento chamado de acelerador de partículas.

Além de ser utilizada na produção de novos elementos, a radiação tem diversas aplicações no dia a dia, a saber:

  • Produção de energia elétrica

  • Utilização na agricultura

  • Utilização em tratamentos e exames médicos

  • Raio X

Os textos dispostos logo mais abaixo abordam cada um dos temas levantados anteriormente e também outros assuntos ligados à Química Nuclear de uma forma geral, como:

  • A energia produzida nos processos de fissão e fusão nuclear;

  • Como funcionam os reatores e as usinas nucleares?;

  • O que é uma bomba atômica?;

  • O que é o lixo radioativo e como é feito o descarte desse material?;

  • Como é feita a datação (determinação do tempo de existência) de um material radioativo por meio do estudo da meia-vida do radioisótopo?

Você também tem a oportunidade de conhecer alguns fatos relacionados com a Química Nuclear que podem trazer ou trouxeram grandes prejuízos para o ser humano, como:

Artigos de "Química nuclear"