Whatsapp icon Whatsapp

Radioatividade do Urânio

O que tem a ver a radiação do Urânio com manchas em filmes fotográficos? Pode parecer estranho, mas foi exatamente isso que permitiu a descoberta da radioatividade deste elemento.

O cientista francês Henry Becquerel (1852-1908) foi o responsável por esta façanha, veja como foram feitos os testes de Becquerel com a radiação do Urânio:

1. Primeiramente ele envolveu chapas fotográficas com papel preto e as guardou em gavetas que continham o sal sulfato duplo de potássio e uranilo;

2. Após alguns dias depois percebeu que as mesmas continham manchas, este fato o levou ao questionamento: por que as chapas, apesar de estarem envoltas pelo papel e bem escondidas, ficaram manchadas?

3. Becquerel concluiu que o que manchava as chapas fotográficas não eram raios solares, devido o material estar bem protegido da luz solar, mas poderia ser uma espécie de radiação proveniente do Urânio;

4. A partir deste teste surgiu uma dúvida: será que outros sais também mancham as chapas fotográficas? Becquerel então realizou mais testes envolvendo outros sais, mas somente quando o sal de Urânio estava envolvido é que ocorriam os efeitos radioativos.

Estas observações levaram Becquerel a concluir que o Urânio se tratava de um elemento radioativo, e a radiação emitida por ele recebeu a denominação de raios de Becquerel. Estes estudos com Urânio radioativo renderam a Henry Becquerel o prêmio Nobel.

É importante lembrar que os raios de Urânio são invisíveis, penetrantes e altamente perigosos e por isso são nocivos a nossa saúde.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Aplicações da radioatividade
Elementos químicos radioativos, emitir radiações, partículas alfa, partículas beta, raios gama, aplicações benéficas da radioatividade, isótopos radioativos, radiotraçadores, radiografia, pausterização térmica, agentes produtores da deterioração.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.