Sal light

No sal light o teor de sódio é menor do que no sal de cozinha normal, por isso, geralmente é indicado para pessoas com hipertensão.

Sal light
Troque seu sal comum pelo light.

Sal light é chamado assim porque contém baixo teor de Sódio. O tempero com essas características é composto por 50 % de cloreto de sódio (NaCl) e 50 % de cloreto de potássio (KCl), ou seja, uma porção de Sódio foi substituída por Potássio.

Mas por que ele é considerado mais saudável? A resposta cabe aos hipertensos. Pacientes com pressão alta precisam aderir esta forma de sal de cozinha em suas dietas alimentares, pois ele tem um baixo teor de sódio. O sódio faz com que a pressão se eleve em pessoas hipertensas.

Mas se você não é hipertenso e pretende manter uma dieta saudável, acompanhe os benefícios do Sal light:

Sabor mais suave - deixa os alimentos temperados com sal com o gosto menos acentuado.

Auxilia no bem estar físico - a ação dois sais se diferem no organismo: o Cloreto de Sódio se mantém por mais tempo dentro de nosso corpo, o que nos faz consumir mais água. Já o cloreto de potássio fica menos tempo no organismo, diminuindo a retenção de água. O acúmulo de água no organismo causa os inchaços, como evitar? A troca do sal comum pelo sal light é um bom começo, pois a proporção de sódio é menor neste último.

ALERTAS:

- o sal light deve ser consumido com orientação médica ou de uma nutricionista.
- a proporção usada deve ser a mesma tanto para o sal light como para o comum (no máximo 6 gramas diárias): é um erro achar que o light pode ser usado em dobro.
- é uma perda de tempo consumir sal light no almoço e no jantar e continuar a comer azeitonas, embutidos, enlatados, temperos prontos, enfim, alimentos que aumentam o nível de sódio no organismo.

Veja mais!

Obtenção de sais

Assuntos Relacionados

Comentários