Você está aqui Mundo Educação Química Combustíveis Tipos de carvão

Tipos de carvão

Existem quatro tipos de carvão: carvão mineral ou natural, carvão vegetal, carvão de animal (ou carvão de osso) e negro de fumo (fuligem).

Tipos de carvão
A extração de carvão mineral é realizada em túneis subterrâneos por mineiros

Existem quatro tipos principais de carvão, veja cada um deles:

  1. Carvão mineral ou natural:

Esse carvão é produto da fossilização ao longo de milhares ou milhões de anos da madeira. Vegetais soterrados sofrem a ação de micro-organismos, da temperatura e da pressão, ao longo desse tempo, e vão perdendo água, oxigênio, nitrogênio, entre outros componentes, ficando cada vez mais ricos em carbono, que é o que forma o carvão.

De acordo com a porcentagem de carbono, podem ser formados quatro tipos de carvões minerais:

Tipos de carvões minerais e porcentagem de carbono

A porcentagem de carbono nesses carvões minerais aumenta com o aumento da idade geológica, com a profundidade das jazidas, com a umidade e com o poder calorífico.

Dentre esses carvões minerais, o mais abundante (mais até do que qualquer combustível fóssil) e também mais importante comercialmente é a hulha (carvão de pedra), pois ao sofrer destilação seca, ela dá origem a três frações que são usadas para diversas finalidades.

A fração gasosa é usada como gás de iluminação e como combustível; a fração líquida tem duas partes: as águas amoniacais, que são usadas na produção de fertilizantes nitrogenados, e o alcatrão de hulha, que é a principal fonte de hidrocarbonetos aromáticos. Já a fração gasosa dá origem ao carvão coque, usado como redutor em metalurgia, principalmente na produção de ferro e aço.

O alcatrão de hulha também pode passar por destilação e dar origem a cinco frações que são usadas na produção de tintas, medicamentos, plásticos e pavimentações asfálticas (piche).

Carvão mineral (hulha)

2. Carvão vegetal:

Esse tipo de carvão é obtido por meio da destilação seca da madeira. Essa destilação dá origem a três frações, sendo que a fração sólida é o carvão vegetal.

O carvão vegetal constitui-se como uma alternativa energética ao carvão mineral, pois visto que este último é um combustível fóssil, sua queima libera para a atmosfera vários gases poluentes; enquanto o carvão vegetal é um bom combustível porque, além de ser barato e abundante, é também renovável.

O carvão vegetal vem da madeira

3. Carvão animal:

É obtido por meio da calcinação ou destilação seca de ossos de animais. São impuros, densos e porosos.

Algumas de suas utilizações são:

  • Recuperação de solventes industriais;
  • Como absorventes;
  • Como pigmentos negros;
  • Remoção de flúor e metais pesados na água;
  • Clarificação de açúcar e óleos comestíveis;
  • Refino do petróleo;
  • Produção da parafina.

4. Negro de fumo (fuligem):

É um carvão em pó, finamente dividido, mais conhecido como fuligem, e é obtido em combustões incompletas de metano e acetileno, como mostrado na reação abaixo:

CH4 (g) + O2 (g) C(s) + 2 H2O(l)
metano   oxigênio     fuligem       água

Ele é uma das variedades de carvão mais puras, com cerca de 99% de carbono.

Algumas de suas aplicações são:

  • Na fabricação de tintas inapagáveis, pneus, tintas e eletrodos;
  • Como adsorvente.

Fuligem ou negro de fumo

Assuntos Relacionados