Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Tipos de Geometria molecular

Tipos de Geometria molecular

Existem quatro tipos de geometria molecular: linear, angular, trigonal e tetraédrica.

A forma geométrica das moléculas é determinada pelo tipo de ligação, por exemplo, moléculas diatômicas (formada por dois átomos) têm uma geometria linear. Na verdade, a ligação que une essas moléculas não permite outra forma, se trata da ligação covalente entre os núcleos atômicos, estes estarão sempre alinhados.


            Molécula diatômica

A imagem acima representa a ligação covalente entre dois átomos de Nitrogênio (N).

Mas se a união for entre mais de dois átomos? Aí é preciso prever a geometria da molécula através da Teoria de repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. Como ela funciona? Ela se baseia na ideia de que os elétrons, ao redor do átomo central de uma molécula, se comportam como nuvens eletrônicas que se repelem para se posicionarem o mais distante possível em relação aos outros átomos.

Assim, podemos ter a geometria das moléculas determinada pela posição dos átomos, veja:

Essa é uma molécula de dióxido de carbono (CO2), ela possui uma estrutura plana, portanto dizemos que sua geometria é molecular linear.


A molécula de água (H20) retrata a estrutura angular, repare que os 2 átomos de hidrogênio se posicionam formando ângulos. Esse é um exemplo da Geometria molecular angular.

A molécula de amônia (NH3) é um exemplo da Geometria molecular trigonal, a presença dos 3 átomos de hidrogênio caracteriza o rearranjo dos átomos.

O metano (CH4) é um exemplo clássico de Geometria molecular tetraédrica, a presença dos 4 átomos de hidrogênio identifica essa classificação.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários