Tipos de Volumetria

A análise química quantitativa é denominada de análise volumétrica ou volumetria, ela consiste em determinar a concentração de uma solução a partir de uma solução padrão. A volumetria pode existir de várias formas, ela é classificada de acordo com o tipo de reagente utilizado:

Volumetria por precipitação

Neste tipo de análise volumétrica ocorre a precipitação dos reagentes envolvidos na reação, as soluções usadas são de sal de prata e sal de bário. Um exemplo: quando se usa como solução-padrão a prata (Ag+) e como solução problema reagentes que contenham os íons Cl- e Br-, o precipitado será um halogeneto de prata insolúvel (AgBr, AgCl).

Volumetria por neutralização

A análise neste caso ocorre entre um ácido e uma base. Se for usada uma base como solução problema, a concentragem da solução é determinada pela adição de um ácido. Agora, se for um ácido a solução problema, a solução padrão precisa ser básica para chegar à concentração final. Exemplo: essa análise é usada para determinar a concentração de NaOH (hidróxido de sódio) que é uma base, através de uma solução padrão de H2SO4 (ácido sulfúrico) que é ácida.

Volumetria por oxirredução

As reações de oxirredução são usadas para dosar soluções. A análise é realizada através de uma solução redutora e uma solução titulada, por exemplo, pode-se usar uma solução titulada de permanganato de potássio (KMnO4) para determinar a concentração de ácido clorídrico em determinada solução, neste caso o ácido clorídrico funciona como redutor na reação.

Nessa análise os íons presentes estão em movimento e provocam a oxidação e redução simultaneamente.

Assuntos Relacionados

Comentários