Whatsapp icon Whatsapp

Titulação ácido-base

Na titulação, usa-se uma solução com concentração conhecida, que fica na bureta (ilustração), para descobrir a concentração de outra solução
Na titulação, usa-se uma solução com concentração conhecida, que fica na bureta (ilustração), para descobrir a concentração de outra solução

Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.

Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.

Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.

No entanto, embora o ponto de equivalência indique o térmico da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7. 

Veja o passo a passo de como costuma ser feita uma titulação ácido-base em laboratório:

  1. Com o auxílio de uma pipeta, transfere-se um volume conhecido do titulado para um erlenmeyer;
  2. Adicionam-se poucas gotas de algum indicador ácido-base, como a fenolftaleína, ao titulado;
  3. Completa-se o volume de uma bureta com a solução titulante;

Colocando-se o titulante na bureta para realizar a titulação

  1. Monta-se uma aparelhagem semelhante à mostrada abaixo:

Esquema de aparelhagem para titulação

  1. Inicia-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante caia sobre o titulado. Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira (para que, se for preciso, ela seja fechada imediatamente), a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão da solução que está sendo titulada;

 Na imagem abaixo, temos um balão de fundo chato no lugar do erlenmeyer:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O titulado precisa ser agitado durante o processo de titulação ácido-base

  1. Quando a cor do titulado muda bruscamente, fecha-se a torneira da bureta, pois a reação se completou;

Por exemplo, se o indicador usado foi a fenolftaleína e o titulado era inicialmente uma solução de ácido clorídrico (HCl), a solução com o indicador estava incolor. Mas, no ponto de viragem, a solução passa para a cor rosa.

  1. Agora, basta ler o volume de titulante que foi necessário para neutralizar o titulado, equacionar a reação que ocorreu e, com os outros dados em mãos, fazer as contas para descobrir a concentração do titulado.
  • Cálculos para determinar a concentração do titulado:

Por exemplo, digamos que colocamos 5 mL do titulado, sendo uma solução de HCl de concentração desconhecida no erlenmeyer, e usamos como titulante uma solução básica de NaOH, com concentração conhecida de 0,1 mol/L. Ao final da titulação, lemos na bureta que o volume gasto da solução de NaOH foi de 50 mL.

Portanto, nossos dados são:

MHCl = ?
MNaOH = 0,1 mol/L
VNaOH = 50 mL = 0,05 L
VHCl = 5,0 mL = 0,005 L

A reação de neutralização que ocorreu foi a seguinte:

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Veja que a proporção estequiométrica é de 1 : 1, ou seja, uma molécula de ácido reage com exatamente uma de base: nHCl =nNaOH .

Sendo M = n/V → n = M . V, temos a seguinte relação:

MHCl . VHCl = MNaOH . VNaOH
 MHCl . 0,005 L = 0,1 mol/L . 0,05 L
MHCl = 0,005 mol
              0,005 L
MHCl = 1,0 mol/L

Portanto, a concentração inicial da solução de HCl, nosso titulado, era de 1,0 mol/L.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Análise Gráfica da Velocidade das Reações
Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.
Leis de Gay-Lussac
Clique e conheça como são aplicadas as duas leis de Gay-Lussac, a lei da transformação isocórica e a lei das proporções volumétricas.
Soluções
Clique aqui e fique por dentro do nosso conteúdo sobre soluções! Aproveite e teste seus conhecimentos respondendo a exercícios sobre o tema!
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.