Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Unidades de medida mais comuns

Unidades de medida mais comuns

Unidades de medida mais comuns

Antes de realizar qualquer experimento em Química é preciso conhecer algumas unidades de medida, elas irão auxiliar no trabalho de análise de resultados.

Unidade de medida pode ser definida como sendo a medida de uma grandeza, onde se tem um número que expressa uma quantidade comparada com um padrão previamente estabelecido.

Conheça alguma das unidades de medidas mais usadas em trabalhos científicos:

Massa

Massa é a quantidade de matéria que existe num corpo. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg), para se medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balança.

Volume

O volume de um corpo é a extensão que ele ocupa no espaço. A fórmula para se calcular o volume de um objeto é:

V = comprimento • altura • largura

A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3), mas em nosso cotidiano a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L).

Pressão

A pressão é uma grandeza física que relaciona a força exercida sobre uma dada superfície e a área dessa superfície, de acordo com a fórmula:

P =
       S

Onde: P = pressão
F = força
S = área

Podemos perceber pela equação que, para uma dada força, quanto menor a área, maior a pressão.


Temperatura

A capacidade que um corpo (objeto) tem de transmitir ou receber calor se relaciona com a temperatura. O termômetro é o aparelho usado para determinar os valores de temperatura. A graduação do termômetro permite visualizar a variação de temperatura, essa graduação é denominada escala termométrica do aparelho.

A escala de graduação mais usada é a escala Celsius, a escala Kelvin é recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta.

Densidade

Densidade é a razão que relaciona a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade de um determinado material é feito através da fórmula:

d = massa 
       volume

A densidade para sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), para gases é expressa em gramas por litro (g/L).

Assuntos Relacionados