Você está aqui Mundo Educação Redação

Redação

Publicado por: Luana Castro Alves Perez Nenhum comentário
Para melhorar sua redação, é preciso conhecer as técnicas que farão dela um texto coeso e coerente
Para melhorar sua redação, é preciso conhecer as técnicas que farão dela um texto coeso e coerente

Você sabe o que é uma redação? Outra pergunta: será que você sabe o que significa a palavra “redação”? Pois bem, vamos às respostas. O vocábulo tem origem no latim redactio, -onis, que é proveniente do latim redigo, -ere. A redação nada mais é do que o ato de redigir, isto é, escrever. Escrever é produzir e emitir ideias por meio do código, no nosso caso, a língua portuguesa, representada pela modalidade escrita. Quando escrevemos, elaboramos uma mensagem utilizando canais de comunicação que têm como objetivo facilitar o entendimento do receptor.

“Facilitar o entendimento do receptor”. Essa certamente é a questão-chave do assunto. O que é preciso saber para elaborar uma mensagem que seja inteligível? Quais são os recursos que devemos empregar para construir um texto que seja coerente e acessível? É indispensável que, durante a escrita de um texto, o autor lembre-se de que a comunicação é a função primordial da linguagem. Se essa finalidade não foi alcançada, então podemos afirmar que houve uma grave falha na elaboração da mensagem e que, portanto, a comunicação não foi estabelecida.

São muitos os desafios a serem vencidos por aqueles que desejam escrever bem, principalmente em uma língua que tem a fama de ser difícil. Embora sejamos falantes habilidosos da língua portuguesa, infelizmente essa fluência nem sempre se manifesta nos textos escritos, dificuldade que costuma acontecer quando o emissor desconhece elementos básicos que facilitam sua elaboração. É preciso conhecer a língua e seus diferentes registros, quando e como utilizar cada um deles – norma-padrão e linguagem coloquial –, as regras gramaticais que garantem a escrita correta dos vocábulos e outras questões fundamentais relacionadas com a sintaxe e com a semântica, áreas da linguística que precisam ser estudadas quando a intenção é tornar-se proficiente na modalidade escrita.

Além disso, é indispensável que você tenha domínio das técnicas de elaboração textual, bem como é preciso conhecer as diferenças entre os tipos textuais e as características discursivas dos variados gêneros. São muitos os fatores que precisam ser levados em consideração no momento de transmitir para o papel as ideias que surgem na cabeça. É um longo caminho, nós sabemos, mas que pode ser percorrido sem maiores sobressaltos quando há dedicação e comprometimento por parte de quem estuda. Para ajudar nesse percurso, o Mundo Educação criou uma seção sobre Redação, onde você encontrará vários artigos que têm como objetivo intermediar e facilitar o processo de aprendizado.

Esperamos que você aproveite todas as dicas de estudo e explicações!

Boa leitura e bons estudos!