Caricatura

A caricatura é um gênero discursivo que atribui a um desenho marcas exageradas com relação às características físicas e comportamentais do objeto caricaturado.

Caricatura
O objetivo da caricatura é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado

A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII.

A Escola de Bologna ficou conhecida por destacar essa manifestação artística a partir das obras de Domenichino, Guercino e Pier Leone Ghezzi (1674-1755), considerado um dos primeiros artistas a dedicar-se integralmente à criação de caricaturas.

Assim como diversos outros textos não verbais ou mistos, como Charges, Histórias em quadrinhos e Tirinhas, a caricatura é um gênero discursivo bastante popular. É comum encontrarmos esses desenhos circulando em suportes como jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, entre outros.

A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar e exagerar as características de pessoas, animais ou objetos. Com esse gênero discursivo são criados retratos bem-humorados, cômicos e/ou irônicos, sobretudo com relação aos aspectos físicos e/ou comportamentais do objeto, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.

Para aqueles que desejam aprender a criar caricaturas, é necessário observar as características físicas e/ou comportamentais do objeto e traçar um desenho exagerado do contorno das formas, distorcer traços reais e destacar os detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.

Veja que interessante a forma como foi criada essa caricatura de Hillary Clinton:

Caricatura de Hillary Clinton, ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos *
Caricatura de Hillary Clinton, ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos*

*Crédito da imagem: LifetimeStock / Shutterstock.com

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados