Dissertação

A dissertação é o tipo de texto no qual ideias e pontos de vista são defendidos acerca de determinado assunto.

Dissertação
Apresentar e desenvolver argumentos e pontos de vista são as principais características da dissertação

Conhecer as características da dissertação é fundamental para quem quer escrever uma boa redação. Tipo textual cobrado no Enem, a dissertação apresenta especificidades que devem ser conhecidas e dominadas pelo candidato.

Mas não é só no Exame Nacional do Ensino Médio que a dissertação é cobrada. Esse tipo de texto tem sido muito requisitado nas escolas como uma forma de preparar os alunos e exigir deles uma postura crítica e observadora diante dos diversos acontecimentos do dia a dia em nosso país e no mundo, já que a característica principal da dissertação é a defesa de uma ideia acerca de um determinado assunto. Para que as ideias sejam mais bem apresentadas e desenvolvidas, fique atento à estrutura do texto dissertativo:

Introdução: A introdução é sua oportunidade de dar “boas-vindas” ao leitor. Nesse momento, você apresentará a ideia ou o ponto de vista que será defendido ao longo do seu texto. Um bom começo certamente garantirá o interesse e a adesão de quem está lendo;

Desenvolvimento ou argumentação: Ao longo do desenvolvimento do seu texto, sua principal missão será convencer o leitor sobre a pertinência de seus argumentos, e isso só acontecerá se eles forem suficientemente fortes e convincentes. Por esse motivo, é importante dar exemplos e fornecer dados baseados em opiniões de especialistas para fomentar seu ponto de vista.

Conclusão: No encerramento do seu texto, você deverá concluir a linha de raciocínio desenvolvida. É fundamental que ao final da redação seu posicionamento fique claro e coerente com o desenvolvimento.

Quanto à linguagem, alguns cuidados devem ser tomados: O texto dissertativo deve ser objetivo, portanto, as palavras devem assumir seu sentido denotativo, ou seja, seu sentido literal. Dê preferência à ordem direta das orações, pois elas são mais bem compreendidas pelo leitor. A elaboração de um texto dissertativo está centrada na defesa de ideias e na maneira como essas ideias são articuladas. Para garantir uma boa articulação de seus argumentos, fique atento à coerência e à coesão textual, elementos que proporcionarão uma melhor relação de sentidos das ideias expostas. Agora que você já conhece as principais características da dissertação, é hora de treinar a escrita e seus argumentos. Bons estudos!

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários