Você está aqui Mundo Educação Redação Enunciação e contexto

Enunciação e contexto

Enunciação e contexto
A enunciação e o contexto são aspectos que predominam, em se tratando daquilo que dizemos e como dizemos

Dois aspectos parecem emergir como relevantes quando remetidos aos verdadeiros propósitos a que nos dispomos diante desse espaço, criado especialmente para você, estimado(a) usuário(a): ao materializarmos uma dada comunicação, sempre a realizamos com base numa finalidade, num objetivo, e mais: ela se insere numa dada circunstância, ou seja, é produzida em um dado momento.

Nesse sentido, cabe afirmar que uma reportagem cumpre um papel comunicativo, produzido no intento de levar ao interlocutor as informações acerca de um dado acontecimento. Assim, sentimo-nos questionados acerca de como deve ser expressa essa linguagem? Clara? Objetiva? Transparente? Precisa?

Passemos para outro exemplo, no caso, uma peça publicitária, representada por um anúncio. Será que as mesmas abordagens nela devem se manifestar?  Ou será que, por se tratar de um texto no qual prevalece a intenção persuasiva, ele pode se constituir como híbrido? Híbrido no sentido de se compor de alguns recursos estilísticos, como é caso das figuras de linguagem para tornar a intenção ainda mais atrativa.    

Norteados, pois, por esses pressupostos, é que temos a oportunidade de reservar para você esse cantinho, um cantinho que explora acerca do fato de que, a depender de nossos propósitos comunicativos, podemos lançar mão do sentido denotativo da linguagem, ou seja, aquele prescrito pelo dicionário, constituído do sentido real; bem como podemos fazer uso do sentido conotativo, voltado para um aspecto mais subjetivo, propenso a múltiplas interpretações por parte do interlocutor.

Acerca dessas tomadas de posições, certamente não é de todo descabido fazer com que você compreenda que podemos dizer de diferentes formas, com base em diferentes contextos, bastando para isso que façamos as diferenciações segundo o que desejamos obter com nosso discurso. Portanto, se tais habilidades ainda não se encontram assim... tão aprimoradas, não há momento mais propício para aprimorá-las do que clicando nesta seção e aproveitando acerca de tudo que aqui se encontra preparado para você, que representa nossa maior e principal finalidade.

Bons estudos é o que lhe desejamos!!!

Artigos de "Enunciação e contexto"