Você está aqui Mundo Educação Redação Funções da linguagem

Funções da linguagem

As funções da linguagem, conceito desenvolvido pelo linguista russo Roman Jakobson, são importantes para o reconhecimento das intenções de cada discurso.

Funções da linguagem
Conhecer as funções da linguagem aprimora a comunicação e o entendimento das intenções de um texto

A linguagem é a expressão do pensamento pela palavra na modalidade oral, escrita e também na linguagem de sinais. Esse poderoso instrumento de comunicação e interação social sempre foi objeto de análise de vários estudiosos, que se dedicaram à compreensão de seu funcionamento.

Para entendermos melhor a linguagem, é preciso compreender os diferentes contextos aos quais ela pode estar inserida e qual é o tipo ideal de enunciação para cada momento. Como é uma ferramenta, ela apresenta uma funcionalidade, por isso, o linguista russo Roman Jakobson compôs um modelo de comunicação em que operam seis fatores, aos quais damos o nome de funções da linguagem. São elas:

 

⇒ Função emotiva;

⇒ Função referencial;

⇒ Função conativa;

⇒ Função metalinguística;

⇒ Função poética;

⇒ Função fática.

Cada uma dessas funções desempenha um papel nos diferentes contextos comunicacionais. Nesta seção, você vai encontrar artigos relacionados com o assunto, nos quais as seis funções serão analisadas e exemplificadas, o que certamente vai ajudar você a reconhecer as intenções de cada texto e também a aprimorar a comunicação. Bons estudos!

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Artigos de "Funções da linguagem"