Você está aqui Mundo Educação Redação Gêneros textuais Gêneros textuais jornalísticos

Gêneros textuais jornalísticos

Gêneros textuais jornalísticos
Os gêneros textuais jornalísticos se revestem de características linguísticas específicas

Quando se fala em gêneros textuais, logo se remete à ideia de que estamos imersos em distintas circunstâncias comunicativas, ora atuando como emissores, ora como receptores. Assim, na qualidade desse segundo posicionamento (receptores), buscamos sempre nos manter informados acerca dos últimos acontecimentos que norteiam a sociedade como um todo, intento esse que nos satisfazemos por meio das notícias, reportagens, editoriais, artigos de opinião, carta de leitor (quando a intenção é de se interagir com opiniões diversas sobre uma dada matéria publicada).

Nesse sentido, vale afirmar que tais gêneros são veiculados no universo jornalístico, seja por meio dos jornais expressos em meio eletrônico, impressos ou até mesmo aqueles transmitidos pelos meios televisivos. Assim, amigo(a) usuário(a), por se tratar de circunstâncias de comunicação amplamente recorrentes, precisamos estar a par das características linguísticas que as demarcam, fato paro o qual nem sempre atentamos, visto não ser o objetivo primeiro ao lermos qualquer um desses já citados.

Dessa forma, sobretudo tendo em vista tal necessidade, aliada a uma pitada de importância, é que nos dispomos a preparar este espaço com o qual acaba de se deparar. Assim, estabelecendo a almejada familiaridade, você tanto terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos quanto de aperfeiçoar sua competência em termos de linguagem, tendo em vista que esse último aspecto (competência linguística) é de suma importância no momento em que nos vemos na necessidade de produzir um determinado texto, seja em situações relacionadas ao cotidiano escolar, seja em outras relacionadas a processos seletivos, os quais fazem parte de nossa estada e de nossas pretensões, acima de tudo. Partindo então desses princípios, desejamos imensamente convidá-lo(a) a participar conosco dessa verdadeira interação didática que aqui se encontra inteiramente a seu dispor.

Portanto, aproveitá-la parece representar a palavra de ordem nesse momento!!!

Artigos de "Gêneros textuais jornalísticos"