Você está aqui Mundo Educação Redação Organização do discurso e suas modalidades

Organização do discurso e suas modalidades

Organização do discurso e suas modalidades
De acordo com o modo como se dá a organização do discurso, obtêm-se as diferentes modalidades

Independente de qualquer que seja a modalidade a que pertença seu ato comunicativo, se à fala ou à escrita, o fato é que dois aspectos se mostram pertinentes nessa questão: o primeiro deles diz respeito ao fato de que há sempre uma intenção ao falar e ao escrever. O segundo se atém à condição de que, tendo em vista essa finalidade, há modos específicos, ou seja, estruturas definidas pelas quais você constrói o seu discurso.

Dessa forma, cotidianamente estamos proferindo discursos que muito se identificam com o ato de narrar, ou seja, contando uma história, narrando acerca de um fato real que aconteceu conosco; outras vezes estamos descrevendo lugares, ambientes pelos quais passamos e que nos deixaram marcas na lembrança, sem falar naquela pessoa que tanto nos impressionou; já em outros momentos nos pegamos defendendo com total veemência um ponto de vista sobre um determinado assunto... Como você pôde constatar, de acordo com essas particularidades que se manifestam naquilo que dizemos, a forma como se apresenta nosso discurso se torna um tanto quanto variada.

Já em se tratando da escrita, prezado(a) usuário(o), a relevância de todas essas elucidações tendem a se efetivar de forma ainda mais significativa. Por essa razão, mesmo porque nosso principal alvo é aprimorar cada vez mais o seu conhecimento, tornamo-nos autores deste espaço, um espaço que fará você constatar acerca de tudo que necessita para reconhecer e colocar em prática os aspectos discursivos, bem como os linguísticos que norteiam a narração, a descrição, a dissertação, entre outras modalidades oriundas da organização do seu próprio discurso.

Não deixe escapar essa oportunidade, imperdível por sinal!!!

Artigos de "Organização do discurso e suas modalidades"