Você está aqui Mundo Educação Redação Redação em concursos e vestibulares

Redação em concursos e vestibulares

Dedicação, treino e muita leitura: essas são as palavras-chaves para quem quer se dar bem na prova de redação em concursos e vestibulares.

Redação em concursos e vestibulares
Conhecer os elementos textuais é indispensável para desenvolver uma boa redação em concursos e vestibulares

Escrever ou não escrever: eis a questão!

Quando o assunto é redação em concursos e vestibulares, o trocadilho com a célebre indagação de Shakespeare só pode ter uma resposta: escrever. Escrever nem é tarefa tão difícil assim, mas escrever bem... Seria maravilhoso se todos nós fôssemos tão competentes na modalidade escrita quanto somos na modalidade oral, não é mesmo? Quando falamos, parece que não há nenhuma barreira linguística entre nós e nossos interlocutores, a conversa flui, sem maiores problemas, mas na hora de transmitir nossas ideias para o papel, aí começa o sofrimento da maioria dos falantes da língua portuguesa.

Não é exagero falar em sofrimento: muitas pessoas entram em desespero diante de uma folha de redação. Para muitos, esse é o momento mais difícil e temido nas provas de vestibular e concursos, hora de mostrar para o corretor todos os conhecimentos linguísticos adquiridos ao longo de nossa vida escolar (ou não), hora de expor nossas dificuldades e também nossa falta de habilidade com os elementos textuais e gramaticais... Ficamos, assim, expostos, toda aquela proficiência da oralidade vai por água abaixo. Isso acontece porque, para escrever bem, é preciso conhecer e dominar as regras gramaticais. É desejável também certa intimidade com a linguística textual, entender a estrutura do texto, compreender a importância da coerência e da coesão e todos os outros elementos que fazem a diferença entre um texto bom e um texto medíocre.

Para alcançar esse nível de conhecimento, é necessário dedicação, e isso significa que você precisa estudar, estudar sempre e bastante. Para quem quer produzir textos convincentes, capazes de impressionar leitores (e corretores), ler é a palavra-chave. Quem lê, seja lá qual for o gênero de preferência, entra em contato com o código, que é a nossa língua portuguesa, e seu funcionamento, aprende as regras gramaticais observando sua aplicação no texto e diminui a necessidade de decorá-las, até porque entendê-las é sempre a melhor alternativa. Além disso, a leitura é a principal aliada da construção do conhecimento e é inquestionável que um bom leitor carrega sempre consigo uma bagagem cultura invejável, que de pesada nada tem, pelo contrário, essa bagagem é responsável por levar para a escrita ideias e argumentos consistentes, essencial nos vários tipos de textos, especialmente no texto dissertativo-argumentativo, por exemplo.

Para ajudá-lo(a) em sua rotina de estudos, pois a partir de agora você que pretende ingressar na universidade ou no serviço público terá uma, o Mundo Educação preparou uma seção dedicada à redação em concursos e vestibulares. Nela você encontrará vários artigos sobre os elementos indispensáveis para uma boa construção textual, artigos que têm como principal objetivo ajudar na conquista da tão sonhada proficiência na modalidade escrita desta nossa tão bela (e complicada!) língua portuguesa. Deixe de lado o sofrimento e vá à luta!

Boa leitura e bons estudos!

Artigos de "Redação em concursos e vestibulares"