Você está aqui Mundo Educação Redação Tipos textuais Textos narrativos Revisão de um texto narrativo

Revisão de um texto narrativo

A narração é um estilo literário muito peculiar, pois há alguns aspectos que não encontramos nas descrições e dissertações, como o diálogo entre as personagens, por exemplo. Por isso, uma revisão em seu texto narrativo é essencial para analisar se não houve fuga em relação a esses traços peculiares deste tipo de texto.

Depois do texto pronto, observe o seguinte:

Quanto à forma: a escrita segue a margem, ou seja, vai até o final da linha? A letra está legível? O espaço no início do parágrafo ou antes do travessão está sendo respeitado?

Quanto à gramática: as palavras estão acentuadas corretamente? Há concordância verbal, isto é, o verbo concorda com seu sujeito? Os sinais de pontuação estão bem posicionados?

Quanto à estilística: As orações estão claras e objetivas? Há períodos muito longos? Se sim, encurte-os! Há palavras ou ideias repetidas?

E não mais importante, mas sim essencial ao texto narrativo:

Quanto à estrutura narrativa: O foco narrativo foi seguido, isto é, o narrador continua no mesmo tipo de abordagem (personagem, observador ou onisciente)? O problema central foi apresentado? As personagens estão se relacionando com esse problema através de suas ações, falas, pensamentos? A narrativa é original? O texto é capaz de despertar o interesse do leitor (começando pelo título)?

Após analisar esses aspectos, passe o texto para a folha definitiva e fique tranquilo, pois sua narração estará estabelecida sob os parâmetros básicos desta modalidade textual.

Veja mais!

Dissertação
Saiba o que é dissertação e quais são seus elementos primordiais!

Assuntos Relacionados