Você está aqui Mundo Educação Redação Tipos textuais Textos descritivos
Textos descritivos
Os textos descritivos se caracterizam como uma espécie de fotografia verbalizada

Descrever acerca de algo representa uma situação comunicativa ligada às atitudes cotidianas, haja vista que nos pegamos descrevendo sobre um ambiente, um objeto, sobre aquela pessoa que acabamos de conhecer, enfim, trata-se de algo rotineiro. Equivale afirmar que tal procedimento tanto se opera no nível da fala quanto no da escrita, e é nos apoiando nesse último dos contextos que focalizamos nossas intenções para deixá-lo(a) um pouco mais a par de todas as particularidades presentes nessa modalidade.

Abordando acerca dela, torna-se imprescindível afirmarmos que ela provém de certo convencionalismo, certa rigidez, por isso, tudo que a ela se restringir tem de estar minuciosamente detalhado e apreendido. Dessa forma, subsidiando-nos nesse pressuposto, reservamos um momento destinado somente a você, que além de representar nosso maior propósito, ainda precisa estar familiarizado(a) acerca de todas as particularidades que norteiam a língua como um todo, e nela falando, não podemos deixar de lado a produção escrita, obviamente. Nesse sentido, a seção que aqui se apresenta tem por finalidade realizar algumas abordagens no âmbito da descrição, ora se manifestando como uma espécie de fotografia verbalizada, visto que o observador, diante do objeto analisado, ocupa-se em descrevê-lo segundo alguns princípios específicos.

Assim, antecipá-los seria como se estivéssemos retirando de você, caro(a) usuário(a), a oportunidade de se interagir, ampliar os conhecimentos, enfim, estreitar laços de familiaridade acerca dos pontos que demarcam as tantas situações comunicativas em que estamos inseridos, sobretudo tendo em vista que, ao nos posicionarmos enquanto interlocutores, temos um objetivo a cumprir com as mensagens que ora produzimos.

Como se vê, razões não nos faltam para deixá-lo(a) ainda mais motivado(a) a conferir acerca das novidades  que aqui se encontram preparadas para você!!! Aproveite, pois!

Artigos de "Textos descritivos"