Amendoim
Amendoim
O amendoim é uma leguminosa de origem vegetal, da família Fabaceae. É uma planta originária da América do Sul e é hoje um dos principais cultivos da África, onde faz parte de vários pratos da culinária.

O amendoim é rico em vitamina E, é composto por fósforo, nutriente importante para a memória; sais minerais, como o potássio, o zinco e o carboidrato, combustível para produção de trabalho muscular. Possui alto teor calórico, porém não contém colesterol, em razão de ser de origem vegetal.

Como outras leguminosas, o amendoim forma sementes no interior das vagens. A vagem do amendoim cresce embaixo da terra úmida, onde suas sementes se desenvolvem. As sementes podem ser cozidas ou comidas cruas.

O amendoim tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentar. Algumas variedades, por conter grande quantidade de lipídios, são utilizadas na fabricação de óleo de cozinha.

O amendoim é cultivado em todo o Brasil. Na região Nordeste, os principais estados produtores são Bahia, Sergipe, Ceará e Paraíba.

Assuntos Relacionados