Beterraba
Beterraba

A beterraba é uma hortaliça pertencente à família Chenopodiaceae, a mesma da acelga e do espinafre, cuja raiz tuberosa serve para diversos fins. Seu nome provém da palavra francesa “betterave”. As beterrabas são originárias de regiões da Europa e do norte da África; são plantas típicas de climas temperados.

Falando especificamente das raízes, que são as partes aproveitadas, são largas e escuras. Sua coloração vermelha, bastante conhecida, é resultante da combinação de dois tipos de pigmentos: betacianina e betaxanatina. Atualmente existem certas espécies de beterrabas que possuem outras cores, como a beterraba amarelo-ouro, por exemplo.

As beterrabas são ricas em vitaminas A, do Complexo B e C, no entanto, essa última só é aproveitada quando as mesmas são consumidas cruas. A raiz também possui boas quantidades de sais minerais, especialmente de Sódio, Magnésio, Potássio, Zinco, e Ferro, principalmente. A beterraba ainda é rica em fibras, agentes anti-cancerígenos e anti-oxidantes.

É recomendável optar por beterrabas de tamanho médio e cor concentrada. Sua casca deve estar lisa e sem ferimentos. Além disso, é melhor que as mesmas sejam consumidas cruas, em saladas, já que muitos de seus nutrientes são perdidos durante o cozimento. A beterraba também pode ser utilizada no preparo de sucos, bolos, suflês, sopas, etc. Em virtude do fato da raiz ser uma grande fonte de sacarose, desde 1747 a mesma é usada para se fazer o açúcar.

No Brasil, os maiores produtores de beterraba são os Estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Assuntos Relacionados