Brócolis
Brócolis
Originário da região do Mediterrâneo, o brócoli, também chamado de brocos, é uma hortaliça da família das Brassicaceae (crucíferas), a mesma do repolho e da couve-flor.

A hortaliça possui várias cabeças florais de cor verde dispostas em formas de pequenas árvores. Todas as partes do vegetal, folhas, flores e talos, são comestíveis. O brócoli é produzido o ano inteiro, sendo encontrado com facilidade em feiras e supermercados. Existem dois tipos de brócolis: o ramoso e o formador de cabeça única. O primeiro, que é mais comum, é vendido em maços, já o brócoli de cabeça única é comercializado em unidades, como a couve-flor.

A hortaliça é um alimento bastante nutritivo e saudável. Para se ter uma idéia, sua dose de Cálcio, um importante nutriente para a formação dos ossos e dente, é cerca de cinco vezes maior do que a dose existente no leite. Além de ser um alimento de baixo teor calórico, o brócoli ainda apresenta boas quantidades de vitaminas A, C, e outros minerais, como o ferro e o potássio. O mesmo também possui propriedades calmantes e depurativas do sangue.

Ao longo de 20 anos, diversos estudos apontaram que a hortaliça possui a capacidade de evitar diversos tipos de câncer. Isso ocorre devido a substâncias presentes na mesma que inibem a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores.

A hortaliça é consumida cozida, principalmente, no preparo de saladas, suflês, refogados, sopas, etc. Na hora da compra, é aconselhável escolher os brócolis refrigerados, com botões verdes, fechados e sem pontos escuros.

Assuntos Relacionados