Você está aqui Mundo Educação Saúde e Bem-estar Dicas Saudáveis Cuidados com a pele

Cuidados com a pele

Cuidados com a pele
O cuidado com a pele deixa-a mais jovem.
A pele é o órgão responsável pelo revestimento da parte externa de todo o organismo. É composta pela derme e epiderme. A derme é a camada externa da pele que sustenta a epiderme, é formada por colágeno, elastina, proteínas e água. A epiderme é a camada interna e mais profunda da pele, é formada por queratina, melanócitos e células imunitárias. A função da pele é proteger o organismo de invasões parasitas, proteger contra a radiação, impedir o excesso de evaporação da água, regular a temperatura do corpo, produzir vitamina D e detectar sinais como a temperatura e a dor.

Por estar em constante contato com o ambiente, a pele sofre alguns efeitos provocados pelo sol, poluição, vento e outros que interferem no seu bom funcionamento. Tais processos maléficos alteram a sensibilidade da pele deixando-a vulnerável a irritações, queimaduras e ressecamento.

Hidratar a pele é dar a ela condições para se manter elástica e macia. A hidratação, que evita o ressecamento da pele, ocorre de forma natural quando há passagem do suor pela derme e epiderme, já que esse é rico em água e sais minerais ou ainda, ocorre quando depositamos hidratantes na pele. Para proteger a pele contra queimaduras provocadas pelo sol é indispensável a utilização de filtro solar de no mínimo FPS15. A boa alimentação e a ingestão de, no mínimo, dois litros de líquidos por dia é uma ótima combinação natural para evitar problemas de irritação na pele bem como o bom funcionamento dessa por completo.

Por dia, a pele produz aproximadamente 1250 células para cada cm² do corpo, sendo que a duração dessas é de 311 horas.

Assuntos Relacionados