Insônia
A insônia é um grave problema de saúde.
Insônia é a dificuldade ou incapacidade de iniciar e manter o sono. A insônia não é considerada uma doença, mas sim, um grave problema de saúde, visto que uma boa noite de sono é de enorme importância para o bem-estar físico e psicológico do ser humano. É importante frisar que a insônia não está relacionada, necessariamente, com a quantidade de horas dormidas de uma pessoa, já que cada indivíduo possui uma necessidade de sono diferente.

Existem três tipos de insônia, variando conforme a intensidade da mesma. As insônias transitórias são aquelas ocasionais, que ocorrem em períodos de maior estresse, tensão, ansiedade, etc. Insônias de curta duração são ocasionadas por situações acentuadas de estresse, durando até três semanas. Já nos casos de insônias de longa duração, a duração do problema é de três semanas ou mais, são causadas por situações extremas de estresse, depressão, efeitos de drogas e álcool, etc. As principais conseqüências que a insônia provoca são situações de fadiga, irritabilidade e agressividade no dia seguinte.

O tratamento para a insônia é feito depois de descoberto o real motivo do problema. Em grande parte dos casos, a insônia está associada a problemas psicológicos, sendo recomendado técnicas específicas de relaxamento para reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade dos indivíduos. Em casos mais graves, há o uso de medicamentos, no entanto, também existirão efeitos colaterais potenciais. Outras recomendações mais simples, que também são eficazes, são: Evitar bebidas alcoólicas e o cigarro antes de dormir, diminuir a ingestão de cafeína, não ver televisão na hora de dormir, procurar ler um livro que não prenda muito a atenção do leitor antes de dormir, e tentar esquecer os problemas antes de deitar.

Assuntos Relacionados