Você está aqui Mundo Educação Saúde e Bem-estar Problemas de Saúde Intolerância alimentar

Intolerância alimentar

Intolerância alimentar
Corantes comestíveis normalmente provocam intolerância alimentar.
A intolerância alimentar é uma reação do organismo quando determinados alimentos são ingeridos e provocam alguns sinais como dor abdominal, espirros, coceira, prisão de ventre ou intestino solto, dor de cabeça, acne, cansaço após as refeições e flatulências.

Diferente da alergia alimentar, a intolerância não envolve o sistema imunológico, pois a intolerância se dá pela má absorção de alguma substância contida no alimento. As principais substâncias que provocam a manifestação da intolerância alimentar são os alimentos que contém corantes, conservantes, lactose, glúten, crustáceos e chocolate. Ao entrar no estômago, as substâncias intoleráveis dos alimentos não conseguem ser absorvidas ou não são absorvidas de forma correta pelo organismo, provocando o acúmulo dessas na região, ainda provoca a saturação dos mesmos causando problemas como enxaqueca, depressão, variação de humor, tontura, sinusite, renite, eczema, urticária, câimbra, afta, halitose, diarréia, obesidade, anorexia e outros.

Como o problema ainda não é bem conhecido, uma das formas de perceber a intolerância é a auto-observação. A auto-observação consiste em permanecer atento às reações do organismo quando se ingere algum alimento. Dessa forma, o alimento prejudicial poderá ser percebido, assim seu consumo evitado. Cerca de 60% da população possui algum tipo de intolerância, mas como o assunto não é divulgado a população não conhece o problema e ainda vive constantemente com esse sem saber como solucioná-lo.

Assuntos Relacionados