O consumo de cereais integrais

O consumo de cereais integrais
Cereais integrais são muito importantes para a saúde

Alimentar-se saudavelmente é muito importante para a saúde do nosso corpo. O que acontece é que as pessoas não têm o hábito de se alimentar de maneira saudável, preferindo os refrigerantes, sanduíches e pastéis gordurosos, massas e refrescos sem os necessários valores nutricionais, quando deveriam priorizar os produtos integrais, as frutas e as verduras.

Os cereais integrais são muito importantes na prevenção de doenças, regulam os níveis de glicose no sangue, reduzindo uma potencial diabete; auxiliam na manutenção do peso, evitam inflamações nos vasos, por regular a quantidade de colesterol no organismo; evita problemas cardíacos, além de contribuir para a memorização, fortalecimento do sistema ósseo e também das defesas do organismo. Estudos sobre o benefício dos cereais integrais para os pulmões também estão em andamento.

O cereal é composto por três partes principais: casca, endosperma e gérmem. Esses três componentes formam uma composição nutricional rica em fibras, vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras. Quando o cereal é processado, partes como a casca são retiradas, o que minimiza a quantidade de fibras e vitaminas do complexo B.

Assim, é ideal a ingestão adequada de cereais integrais nas refeições a fim de manter uma vida saudável e equilibrada.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados