Rúcula
Rúcula
A rúcula é um vegetal da mesma família da mostarda, do brócolis e do agrião. É uma planta originária da região do Mediterrâneo, adapta-se a clima fresco. Possui sabor picante como a mostarda, porém mais forte e amargo.

É rica em fibras que auxilia e facilita a digestão e o funcionamento do intestino. É boa para desintoxicar o organismo e estimula o apetite. Pode ser consumida crua, em saladas, refogada, no preparo de recheio de pizzas. É rica em proteínas, vitaminas A e C, sais minerais, como cálcio, ferro. É uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas nas saladas e tem baixa quantidade de calorias, uma xícara contém apenas 12.

Em saladas, a rúcula pode substituir ou ser misturada a outras folhas como agrião, alface e chicória, temperada com limão, sal e azeite.

O vegetal é vendido em maços. Quando fresco, apresenta folhas bem verdes, firmes e viçosas. Folhas amareladas, murchas ou com pontos pretos não servem para o consumo. Conserve-a em saco plástico na geladeira por dois ou três dias.

Assuntos Relacionados