Tomate
Tomate
O tomate, fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), é um dos frutos mais consumidos em todo o mundo. O mesmo é originário da América do Sul, mais especificamente da região que vai do norte do Chile até a Colômbia. Sabe-se que grandes quantidades de tomates selvagens eram cultivadas na civilização inca, região do atual Peru. Ao contrário do que alguns consideram, o tomate não é um legume, mas sim, um fruto, uma vez que é produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor.

O mesmo é uma baga de coloração que vai do amarelo ao vermelho, graças à presença dos pigmentos licopeno e caroteno. Sua forma é variável, no entanto, é arredondada na maioria das vezes. O tomate apresenta várias e pequenas sementes, embebidas dentro de um líquido gelatinoso formado pelo tecido parenquimático. O fruto possui um sabor ligeiramente ácido.

O tomate é uma boa fonte de vitaminas A, C e do complexo B. O mesmo também possui quantidades significativas de sais minerais, como o Fósforo, Ferro, Potássio, Cálcio, Magnésio, além de conter pouquíssimas calorias.

É recomendável optar por tomates sem sinais de manchas, que sejam lisos, firmes e de cor uniforme. Além disso, o mesmo deve ser conservado na geladeira durante 3 semanas, no máximo. O fruto é grandemente usado em diversos tipos de saladas.
Também pode ser empregado no preparo de purês, molhos, doces, geléias e sucos.

Os maiores produtores mundiais do fruto são: China, Estados Unidos, Turquia, Itália, Índia, Espanha, Egito e Irã. No Brasil, a produção se concentra nos Estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Assuntos Relacionados