Whatsapp icon Whatsapp

Camisinha feminina

A camisinha feminina é bastante eficiente na proteção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Ela é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.
A camisinha feminina, quando usada corretamente, tem risco de falha de apenas 5%
A camisinha feminina, quando usada corretamente, tem risco de falha de apenas 5%

A camisinha feminina, apesar de ter sido criada na década de 90, ainda não se popularizou entre as mulheres. Assim como o masculino, o preservativo feminino, além de proteger contra uma gravidez indesejada, também é indicado na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS e HPV.

A camisinha feminina, que apresenta cerca de 15 cm de comprimento, é feita de borracha nítrica e apresenta muito mais lubrificação que a camisinha masculina. É um método de barreira que possui dois anéis flexíveis, sendo que um encontra-se solto em uma extremidade fechada, e o outro é fixo.

Para colocar a camisinha feminina, o anel móvel deve ser apertado e introduzido na vagina com a ajuda do dedo indicador. A porção com o anel fixo ficará para fora, cobrindo a região da vulva. É recomendado que aproximadamente três centímetros da camisinha fiquem na região externa. A posição adequada para colocar o preservativo é a mais confortável, podendo ser em pé, agachada ou até mesmo deitada.

Observe onde estão localizados os anéis flexíveis na camisinha feminina
Observe onde estão localizados os anéis flexíveis na camisinha feminina

No momento da penetração, é importante que a mulher guie o pênis até o centro do anel que fica externo à vagina. Em alguns casos, durante a relação sexual, pode ocorrer do anel começar a ser puxado para o interior da vagina. Nesse momento, é importante segurar o anel ou colocar um pouco mais de lubrificante no preservativo. Para fazer a remoção, basta a mulher segurar a porção externa e fazer uma pequena torção para evitar a saída do esperma. Feito isso, basta puxar delicadamente a camisinha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As camisinhas femininas apresentam algumas vantagens quando comparadas às masculinas. Esse preservativo pode ser colocado em um período de até 8 horas antes da relação sexual e, diferentemente do masculino, não precisa ser removido imediatamente. Além disso, pode ser usada por pessoas que são alérgicas ao látex, uma vez que é feita de borracha nítrica. Segundo alguns usuários, confere mais prazer que a camisinha masculina, pois a feminina não aperta o pênis.

Alguns cuidados devem ser tomados com a camisinha feminina para que ela ofereça a máxima proteção. Veja a seguir algumas dicas:

- Deixe a camisinha sempre em locais frescos e secos;

- Observe atentamente o prazo de validade;

- Não abra a embalagem utilizando os dentes;

- Não utilize junto ao preservativo masculino;

- Caso seja necessário, utilize lubrificantes de base oleosa fina.

- Utilize o preservativo apenas uma vez.

Se usada de maneira correta, a camisinha feminina pode garantir uma proteção de até 95% contra a gravidez, sendo, portanto, um método bastante eficiente e de baixo custo, uma vez que já está disponível em diversos postos de saúde.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Camisinha masculina
Aprenda mais sobre a camisinha masculina, como usá-la e os motivos que levam ao seu rompimento.
Coito interrompido, tabelinha, camisinha, diu e diafragma.
Saiba as características, vantagens e desvantagens de alguns métodos anticoncepcionais.
Diafragma
Você conhece o contraceptivo chamado diafragma? Clique aqui e conheça mais a respeito desse método de barreira.
Espermicida
Espermicidas, Método contraceptivo, Gravidez, Espermatozóides, Gametas, Uso tópico, Ato sexual, Dispositivo intra-uterino DIU, Camisinha, Diafragma vaginal, Anticéptico, Doenças sexualmente transmissíveis.
Pílula anticoncepcional
Compreenda como funciona a pílula anticoncepcional, seus efeitos colaterais e seus tipos.
Sexo Seguro
Sexo Seguro, o que é Sexo Seguro, como proceder no ato sexual para se proteger, como usar a camisinha, o que é camisinha.
video icon
Escrito"Movimento circular uniformemente variado" sobre uma representação de uma roda de carro.
Física
Movimento circular uniformemente variado
Além do movimento circular uniforme (MCU), outro tipo de movimento circular muito cobrado em vestibulares e no Enem é o uniformemente variado (MCUV). Neste vídeo vamos te ensinar tudo sobre aceleração tangencial, aceleração angular, e você, ainda, aprenderá de uma forma simples as equações do MCUV.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.