Você está aqui Mundo Educação Sexualidade Diafragma
Diafragma
O diafragma é um método anticoncepcional eficaz na contracepção, quando usado corretamente.
O diafragma é um método anticoncepcional de barreira, assim como a camisinha. Feito de látex ou silicone, é formado por uma delgada membrana, com bordas firmes e flexíveis e deve ser utilizado no colo do útero, evitando a passagem dos espermatozoides.

Com o advento da pílula anticoncepcional e a popularização da camisinha, seu uso nos dias atuais tem sido menos frequente. Entretanto, é sabido que, desde que usado corretamente, é altamente eficaz no que tange à contracepção, não oferece reações adversas, como os métodos hormonais, não incomoda o parceiro e amplia a autonomia da mulher em relação à reprodução.

Estudos mostram, ainda, que o diafragma pode bloquear a passagem de alguns organismos que causam DSTs, como clamídia e gonorreia. Entretanto, por não cobrir a vulva e parede vaginal, não pode ser considerado para este fim, mas pode se revelar como uma alternativa em casos em que o parceiro se recuse a usar camisinha.

Para utilizar este método, é necessária, primeiramente, uma consulta ao ginecologista. Ele analisará a existência de alguma contraindicação para o diafragma e, caso não haja, definirá, através de exame clínico, seu tamanho.

O médico, também, será o responsável por orientar a mulher a fazer o uso correto do diafragma, informando também que ele se mostra mais eficaz quando usado concomitantemente ao espermicida e que é necessário permanecer com ele no mínimo oito e no máximo 24 horas depois da relação sexual, lavando com água e sabão neutro, antes de guardá-lo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados