Você está aqui Mundo Educação Sexualidade Método de Ovulação Billings (MOB)

Método de Ovulação Billings (MOB)

Método de Ovulação Billings (MOB)
O método de Billings também é chamado de método do muco cervical.

O método de ovulação Billings é considerado um método contraceptivo natural, uma vez que consiste na observação do ciclo menstrual, sem o uso de remédios ou outros meios que impedem a gravidez. Bastante incentivado pela igreja, principalmente a católica, tem aproximadamente 97% de eficácia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma de suas vantagens consiste no fato de que não é um método excludente, já que qualquer mulher pode utilizá-lo: tanto aquelas com ciclo regular quanto irregular, grávidas, lactentes, com baixa fertilidade ou em situações de estresse; independentemente das condições socioculturais. Além disso, auxilia em situações nas quais não se deseja engravidar ou quando é esta a intenção; e permite com que a mulher perceba melhor o seu corpo. Alguns testemunhos afirmam, também, que a cumplicidade e respeito entre o casal aumentam quando se adota este método.

Ao contrário do homem, que é fértil em qualquer momento de sua vida, a mulher é fértil somente uma vez ao mês, quando o óvulo sai do ovário e está disponível para uma possível fecundação. Assim, ao observar seu ciclo, anotando diariamente as sensações na vulva e consistência do muco cervical, a mulher é capaz de saber quando pode ou não ter relações sexuais, de acordo com seu objetivo (engravidar ou não). Para isso, ao acordar, e antes de urinar ou tomar banho, ela deve passar um papel higiênico na abertura da vagina e observar as características do muco.

O início do ciclo coincide com o início da menstruação e, ao seu término, a mulher pode ou não entrar em seu período fértil. Quando este ocorre, seguindo o método, esta tem uma sensação de umidade, e geralmente há a presença de um muco elástico e transparente. É neste período que ela deve evitar relações, caso utilize o método com a finalidade de não engravidar.

Na quarta noite após o ápice - o dia de maior fluxo vaginal – o casal já pode retomar suas atividades sexuais, até a menstruação. Após este evento, as relações devem ocorrer em dias alternados e, como foi dito, encerradas no período fértil.

Observação: assim como muitos outros métodos contraceptivos, o método de ovulação de Billings não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados