Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. África do Sul
  3. Comércio da África do Sul

Comércio da África do Sul

Desde que se tornou um país livre dos preconceitos raciais, a África do Sul passou a obter um crescimento considerável na área comercial, sendo responsável pela metade do PIB – Produto Interno Bruto – do país.

Além de possuir grandes recursos minerais, é o maior produtor e exportador de ouro e platina, que vem sendo mais comercializados em razão das grandes quantidades encontradas, sendo a maior fonte de renda da África do Sul. A área da mineração é responsável por 12% da força de trabalho do país.

As exportações da África do Sul estão mais voltadas para os maquinários e equipamentos, peças automobilísticas, produtos têxteis e óleos crus.

O carvão também tem seu destaque na economia do país, através da exportação. Além desses, o país tornou-se um grande exportador de produtos alimentícios, agrícolas, laticínios, vinhos (tendo produções vinícolas conhecidas mundialmente) e de lã. O país tem mais de 27 milhões de cabeças de carneiros, das raças Dorper e Merino, responsáveis pela produção de carne e lã, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre os principais produtos agrícolas podemos destacar as frutas cítricas, o milho, o açúcar, o tabaco e o trigo. Mas o país também sofre com os períodos de seca, que prejudicam as plantações.

O país possui várias indústrias de transformação, são exportados produtos de papel e celulose, ferro e aço e produtos químicos, que também são responsáveis por 35% de sua arrecadação.

Os governantes têm se preocupado com a melhoria da qualidade de vida no país, promovendo reformas orçamentárias, visando os incentivos fiscais, de infraestrutura e atraindo novos investidores. Com isso, espera-se obter uma economia mais competitiva, com o aumento dos empregos para as classes mais baixas, a distribuição de recursos, mais oportunidade de saúde, educação e moradia para a população.

Segundo o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, as áreas de maior crescimento comercial da África do Sul são: indústria química, farmácia, equipamentos médicos, aeronaves e peças, maquinários para trabalho em metais, softwares para computadores e telecomunicações, que poderão atrair investimentos estrangeiros.

Têxtil, automobilístico, alimentos e minérios são os destaques
Têxtil, automobilístico, alimentos e minérios são os destaques
Publicado por: Jussara Barros

Assuntos Relacionados