Whatsapp icon Whatsapp

Copa das Confederações de 2009

Bola oficial da copa das confederações 2009 e troféu para premiação
Bola oficial da copa das confederações 2009 e troféu para premiação

Acontece, no ano que antecede a copa do mundo, a copa das confederações, realizada no país sede da copa do mundo, a fim de servir como um treinamento para as equipes consideradas favoritas.

Para nós, brasileiros, a última copa das confederações ficou marcada com um gostinho especial. A fase final foi disputada entre Brasil e Argentina, sendo que a seleção canarinho venceu a seleção albiceleste por quatro a um, numa vitória espetacular. Com a derrota, a equipe de “los hermanos” sofreu duras críticas da imprensa de seu país, pedindo desculpas pelas falhas cometidas.

Essa disputa envolve oito seleções, divididas em dois potes (grupos), no grupo “A”: África do Sul – convidada de honra, Espanha (campeã da Eurocopa 2008), Iraque (campeão da Copa da Ásia 2007) e Nova Zelândia (campeã da Copa das Nações da Oceania 2007/08). No grupo “B” entraram Brasil (campeão da Copa América de 2007), Estados Unidos (campeão da Copa Ouro 2007), Egito (campeão da Copa das Nações da África 2008) e Itália (atual campeã do mundo) – também como convidada.

Os jogos serão realizados de 14 a 28 de junho de 2009, sendo a equipe vencedora a favorita para ganhar a copa do mundo. O primeiro jogo do Brasil acontecerá no dia 15 de junho, contra o Egito, às 11 horas (pelo horário de Brasília), referente às 16 horas na África do sul, em razão do fuso horário. Já o segundo jogo acontecerá no dia 18, no mesmo horário, porém contra a equipe dos Estados Unidos. O jogo mais emocionante para o Brasil será no dia 21, contra a esquadra azurra, equipe italiana, que está marcado para 15h e 30m (horário de Brasília).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse campeonato aconteceu pela primeira vez em 1992, foi inventado pela Arábia Saudita, recebendo o nome de Copa Rei Fahd. Reuniu as oito seleções vencedoras dos torneios continentais, fazendo da disputa um campeonato mundial.

Em razão do sucesso da copa e ao interesse das seleções em participar do evento, em 1997 o comando do campeonato passou a ser administrado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), sendo seu nome modificado para copa das confederações.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

Comidas Típicas da África do Sul
Os principais pratos feitos no país e as influências de outras culturas nessa culinária.
Comércio da África do Sul
As principais fontes de renda que movem o país.
Cultura na África do Sul
Os principais festivais do país e suas manifestações culturais.
Curiosidades da África do Sul
Conhecendo a África do Sul e as principais formas de se divertir no país.
Esportes Mais Praticados na África do Sul
O apartheid, o racismo e os esportes praticados no país.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares
Nessa aula veremos o que são ângulos complementares e suplementares. Complementares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é um ângulo reto (90 graus). Supelmentares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é uma ângulo raso ou meia volta (180 graus).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.